RESIDÊNCIA 03 NO JD. CANADÁ – BATATAIS | SP

O projeto abaixo é um modelo tridimensional de residência de autoria da OCA – Oficina de Construção e Arquitetura. A ideia da OCA foi concebida pelos sócios, a arquiteta Camila Bueno e o engenheiro civil Italo Galego. Este projeto contemporâneo contempla, no pavimento o térreo, uma área de convívio com sala e cozinha integradas, além de uma suíte, lavabo e lavanderia. No pavimento superior, há mais duas suítes, sendo uma no mezanino, a qual pode ser convertida em escritório.

Vista tridimensional da Residência

Vista tridimensional da Residência

De acordo com a arquiteta Camila Bueno, os espaços integrados deste projeto enxuto de 120 m² permitiram a metragem reduzida, além da flexibilização do uso desses ambientes. As grandes aberturas ampliam a área construída ao integrarem-se também com a área externa, a qual está totalmente interligada com a garagem e varanda.

Vista interna da sala e cozinha

Vista interna da sala e cozinha

Nesta obra há o uso de um sistema híbrido de construção ao se utilizar estrutura metálica (vigas, pilares, escada e cobertura) e fechamento em alvenaria (paredes). Segundo o engenheiro Ítalo Galego, o uso de estrutura metálica não se restringe apenas a fábricas e galpões, mas vem sendo utilizado cada vez mais em obras residenciais. Ele afirma que o potencial do sistema é enorme, visto que é um método construtivo racional, que tem como vantagens a redução no tempo de execução da obra, aumento da qualidade do serviço, além de evitar desperdícios e diminuir a geração de resíduos, quando comparado às estruturas convencionais.

Planta baixa

Planta baixa